Translate This Page

sábado, 1 de outubro de 2011

PROSSEGUINDO EM NOSSA JORNADA SAINDO DA ESPANHA E RUMO A PORTUGAL







 
Ainda em Finisterra levamos a camisa do nosso amigo Juan (espanhol catalão que fez o caminho de Santiago junto conosco durante 08 dias) para representá-lo e foi como se estivesse lá também, infelizmente por motivo de trabalho em sua empresa não pode prosseguir, mas foi como se estivesse conosco.



 E esse é o nosso novo companheiro de viagem, da Nova Zelândia, seu nome é Stuart, também nos encontramos durante o caminho de Santiago de Compostela, cruzávamos esporadicamente, mais no final disse que também prosseguiria até Portugal, se juntou a nós e agora estamos juntos, com seu jeito extrovertido parece que é mais um brasileiro.



      E no caminho da estrada andando sempre no canto saindo de Finisterra, muito sobe e desce numa estrada beirando o mar nos lembrando a Rio - Santos no Brasil.


      Passamos por várias cidades, montanhas e pontes, na qual destacamos esta como exemplo.


     Com a distância aumentando o cansaço também, nada  como uma parada para observar o rio desaguando calmamente no mar, para esquecer um pouco da fadiga muscular.


     Passamos por inúmeras ciclovias, de todas as formas e jeitos, entre as quais mostramos essa de madeira sobre a areia do mar nos proporcionando mais uma bela paisagem  num trajeto seguro.


   Após mais de 80km percorridos é preciso manter a concentração, fixando nossa mente e nosso objetivo, pois um pequeno descuido, pode cair por terra todo um planejamento elaborado com muito esmero. Então segurança, atenção, cuidado, prevenção, direção defensiva são as palavras de ordem a todo momento.


     E quando a segurança é preservada numa pista exclusiva para turistas, já no final da jornada do dia comemoramos mais um dia sem acidente e imprevistos indesejáveis.

      Fazer manutenção, verificação de parafusos, porcas frouxas e lubrificação, são parte de uma rotina constante. Neste momento antes de sair precisamos reparar uma peça que estava deslocando pelo desgaste.


    Foi com muita alegria que vimos este monumento dedicado a todos os ciclistas em uma cidade da galícia, não tinha como passar sem tirar mais uma foto.


   E no caminho ainda muitas surpresas ainda haviam para acontecer, neste momento vimos alguns senhores selecionando uvas para venda, e paramos para ver mais de perto como era feito esta negociação, despertamos a curiosidade destas pessoas que logo vieram nos perguntar de onde éramos, e ali ficamos conversando em um potunhol já mais apurado sobre a nossa viagem. Ficaram admirados e nos ofereceram varios cachos de uva. Não poderíamos fazer esta desfeita, aceitamos, degustamos essa delíciosa uva e continuamos nossa viagem ainda muito cansados, mas com o espírito renovado.


    Agora sim estamos chegando em Portugal, nessa placa faltava menos de 30km


    Agora na Ponte Internacional ânimos revigorados para a despedida da querida Espanha e pensando positivamente para que em Portugal também nos reserve bons dias de aprendizagem para que possamos terminar esse projeto com êxito.


      E no final da ponte, Bem Vindo a Portugal, entramos pela cidade de Valença e logo na entrada paramos para perguntar sobre qual caminho mais seguro a seguir e um português muito simpático nos deu todas as dicas necessárias para que pudéssemos prosseguir em uma viagem tranquila e com segurança. 
Nossa, que bom poder voltar a falar naturalmente nosso idioma, já fazia tempo que não nos comunicávamos com terceiros em português.
 


    Em Portugal também encontramos uma bela ciclovia a beira do mar com seus 15km de extensão, com passagem de mão e contra-mão somente para ciclistas e outra ao lado para pedestre, que beleza não!


     Seguindo adiante não poderíamos deixar de registrar esta capela no  meio da areia, segundo um morador do local na maré alta o mar chega a encobrir as escadas da capela, achamos esta paisagem bem singular e interessante, nos despertou atenção quando passávamos.


     Passando por mais uma cidade encontramos esse belo carro na garagem de um corpo de bombeiros e não poderíamos prosseguir sem tirarmos uma foto. Este carro é do ano de 1935  e mantém-se impecável.


    Detalhe do bombeiro na frente do automóvel, uma preciosidade muito bem conservada.


     Então chegamos, nos apresentamos, perguntamos se poderia tirar fotos do carro antigo e papo vem, papo vai, os bombeiros do local nos informou sobre as condições das estradas, em como prosseguir com segurança, o que fazer em caso de perigo, mostrando que o povo português também tem muita simpatia pelos brasileiros.



  
Ao amanhecer de mais um dia começamos a percorrer o litoral e após uma curva vimos que a maresia tomava conta de tudo, a visão não ultrapassava 15m, uma beleza diferente e assim percorremos mais de 10km com esta neblina densa, diminuindo a temperatura, em certos momentos dava pra sentir a água fria do oceano atlântico.


     Ainda depois de percorrermos muitos quilômetros a maresia ainda persistia em nos abraçar então cruzamos as bikes e tiramos mais uma foto naquela manhã fria e estranhamente bela.


   
Mais uma foto que retrata a beleza do litoral português, passando por mais uma cidade, mostrando essa linda paisagem ao fundo, merecia uma foto.


    
Abaixo desta ponte de aço está do lado direito a linda cidade do Porto e do outro Gaia com suas caves de vinho do Porto  mundialmente conhecida, uma vista realmente fascinante.


    
Ao passarmos na parte antiga próximo ao rio d’ouro em Porto encontramos uma vista bem familiar a também aprte antiga de Gênova, onde tem ruas estreitas com prédios bem próximos um de frente ao outro, uma vista muito interessante.


   
-  E aqui está na nossa opinião a ponte mais bela das 06 que se destacam nesse trajeto do rio d'ouro entre as cidades de Porto e Gaia. Uma rica e trabalhosa estrutura de aço mostrando sua imponência mesmo a distância.


   
E aqui já aproximando do mar aberto a última ponte de concreto mais nova, também se destacando com sua beleza arquitetônica.