Translate This Page

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

INÍCIO DE UMA NOVA JORNADA DESTA EPOPÉIA

       Chega da a Saint Jean Pied de Port, início de uma nova jornada, onde esperamos que seja especial, pois agora temos muitas pessoas ao redor, comentamos entre nós que estas pessoas estão em nosso habitat natural, onde “O mundo é o nosso lar, e o céu o nosso teto”.



     Saint Jean Pied de Port é uma pequena cidade medieval no sudoeste da França, na fronteira com a Espanha. Tem 2,73 km2 e 1.500 habitantes.  Local de onde se inicia o caminho de Santiago de Compostela chamada também de caminho francês, cercada por muralhas do século XVIII.


   
       Cidade que reserva seu charme todo especial, aqui o anoitecer.


       Já na manhã seguinte, preparativos, animados e ansiosos para começar uma nova etapa deste projeto.


   
       Ponto zero do Caminho de Santiago de Compostela, e claro a foto para registrar este momento único e especial.


       Primeiro carimbo no passaporte do peregrino (no nosso caso em especial bicigrinos). Este é o primeiro de muitos outros que pegaremos pelo caminho comprovação do cumprimento de todas as etapas.



1.       Esta foto representa fielmente o que é o caminho de Santiago de Compostela. Demonstrando que para fazê-lo não tem idade. Este senhor oriental também em seu primeiro dia cumprindo a etapa do dia, onde esta é uma das mais difíceis, pois Saint Jean está a 200m de altitude e chegamos a mais de 1400m de altitude neste dia numa subida que desafia até os mais bem preparados fisicamente, porém para fazer este caminho é necessário muito mais que músculos, é preciso saber administrar o cansaço, limitações, conhecer seu próprio corpo, estar bem consigo mesmo, e também estar bem psicologicamente.  Taí um belo exemplo de vitalidade e inspiração.




  Chegando próximo ao topo com uma vista para as montanhas dos Pirineus que vão ficando cada vez  belas.


   
    Ainda subindo , as pernas dão sinais de cansaço, ficando mais doloridas, a coluna reclama, o pescoço agora também com algumas dores, porém a contemplação alivia todas as dores.



       Ainda mais alto podemos ver muitas ovelhas pastando.


   
  Agora já no  topo é pura contemplação em Alcançar os 1400m não foi nada fácil exigiu muito sacrifício, porém muito compensador. Como diz o ditado “depois da chuva vem a bonança”.

   
 Há indicação por todo o caminho, onde os peregrinos podem seguir e não se perder, setas amarelas direcionam em bifurcações, no chão, em trechos onde geram dúvidas em onde continuar.


 Agora descendo já em outro país (Espanha), deixamos a França para trás, com sua costa maravilhosa, castelos deslumbrantes, vida rural no interior central em plena atividade, porém sentimos falta de pessoas nas pequenas cidades por onde passamos, e agora queremos ver o que a Espanha tem a nos oferecer,  a princípio estamos com uma boa expectativa.


 
 Símbolo que indica o caminho de Santiago de Compostela.



 
 As informações seguem de forma clara mostrando boa estrutura turística no trato com os peregrinos.



  
 Chegando em Pamplona (vire à direita).
    
 Muralha de Pamplona, segundo um espanhol que estava na cidade antiga, nos disse que esta muralha é uma das mais resistentes do mundo e protegeu a Espanha de muitas invasões, mas uma em especial realizada pelo exército de Napoleão distraiu a defesa guerreando com bolas de gelo, enquanto que por outro lado conseguiram entrar finalmente em Pamplona.  Interessante não!




   
 Ponte Levadiça – Medieval – Entrando na parte histórica da cidade, hoje patrimônio histórico e cultural da humanidade.



  
 Parte antiga da cidade de Pamplona onde guarda muitas histórias importantes da cidade e do país.
  

    
 Em toda cidade é possível ver indicações sobre como atravessá-la seguindo somente as indicações dos peregrinos, passando por ruas, bairros inteiros com sinalizações claras e objetivas. E essa tem um significado especial para nós.



  
 Aqui também como em outras cidades importantes em que passamos desde a Itália, tem a preocupação com a mobilidade urbana, alugando bicicletas para facilitar a locomoção na cidade.
 

   
 Símbolo que indica o caminho para Santiago de Compostela. É impossível se perder.


    
 E também vimos alguns peregrinos com seus trajes típicos representando seu país.



   
 Apenas siga a seta amarela, que também é a direção da descoberta de seu próprio caminho.


    
 Peregrinos de todos os continentes estão presentes, seja na cidade, estrada ou campo.


    
 E assim vamos percorrendo o caminho por estradas de terra do interior das grandes cidades, assim como também muitas vilas (pueblo), sempre bem sinalizadas e preparadas para receber o turismo específico para o caminho.


    
 Escultura no topo de mais uma montanha vencida,após uma longa batalha travada entre tantas outras.


   
 Passando por mais uma cidade pequena, porém com um valor histórico absurdo, assim vamos colecionando visões ficando cada vez mais maravilhados.


    
 Então depois de uma distância considerável percorrida mais um carimbo no passaporte do peregrino.


        
 Hoje já passamos da metade do Caminho e ainda temos muito o que contar e pensar que ainda faltam pelo menos 500km, sim porque pensamos em chegar em Finisterra que são mais 100 km após Santiago, onde o restante do Caminho nos levará ao mar, onde eram retirados as conchas representado o fim do Caminho. Essas foram fotos de apenas três dias no percurso, temos muito mais para mostrar porque a cada dia acontece algo especial e surpreendente nesse maravilhoso caminho de Santiago de Compostela.  Como disse hoje passamos da metade do percurso para Santiago e oportunamente postaremos mais explicações e fotos. Então não percam.
 Esta foto em especial foi tirada bem no início. É ainda temos um bom caminho para pedalar!

Obs. As etapas do caminho compreende em fazer aproximadamente  de 20 à 25km por dia, sendo que segundo uma planilha que recebemos são 35 etapas até Santiago de Compostela, chegando a mais de 800km percorridos somente caminhando.