Translate This Page

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Superação!


              Segundo dicionário, superação é obter vitória ou domínio sobre algo, vencer!
  Não estamos em busca de confetes, elogios ou ser melhor do que ninguém, pois sabemos que o ser humano é uma raça notável. Temos presenciado superação de muitas pessoas por aqui, superando seus próprios medos, provando pra si mesmo que é capaz de alcançar seus objetivos quando perseverante e determinado. Vou dar um exemplo de um amigo que fizemos, ele se chama Jean é belga, nos encontramos na França, no auge dos seus 51 anos viajando de bicicleta pela Europa também, até aí tudo bem, nada de anormal se não fosse o fato dele ter somente uma perna. Quando o vimos ao longe, o John na sua bike com uma prótese,  pensamos naquele exato momento, isso que é exemplo de garra, vontade, determinação, perseverança, enfim superação, no mesmo instante fomos conversar e saber da sua história e ele acabou se tornando o amigo do dia, conversamos por longas horas e nos disse que havia perdido a perna em um acidente, anteriormente participava de corridas em cadeira de rodas, porém devido a uma artrose na mão, teve que mudar de esporte escolhendo o ciclismo.
Neste dia tivemos uma bela lição de vida, uma verdadeira aula. Nesta viagem não tem um dia sem que aconteça algo de especial que podemos levar para o resto de nossas vidas, e o nosso grande desejo é poder compartilhar com vocês tudo o que vivenciamos e aprendemos, aconteceu e está acontecendo. Já atravessamos a França, saímos do Vale do Loire de bicicleta por volta de 350km até uma cidade chamada Congnac. De lá percorremos de trem  para uma cidade chamada Saint Jean Pier de Port que fica perto da divisa com a Espanha onde se inicia o caminho francês de Santiago de Compostela, sabíamos que inicialmente iríamos passar por lugares isolados, quase desertos no interior da França, área rural e assim foi, descemos até a Cognac , e devido ao frio e as chuvas que pegamos durante 04 dias seguidos, resolvemos pegar um trem direto pra Saint Jean Pier de Port pois a estrada estava ficando perigosa por dois motivos:
1º - Estávamos nos aproximando de Bordeaux, cidade com 231 mil habitantes, cidade européia que contém grande quantidade de Carretas e Ônibus em sua rota.
2º  Que foi o motivo principal de rodarmos o PDCA e fazer um novo planejamento. Devido à chuva pela manhã havia serração e neblina dificultando a visão dos motoristas em nos enxergar, pois temos como premissa “ver e sermos vistos” e seguindo a Diretriz Nº2 da DEPRO à Se algo não pode ser feito com total segurança, não faça.
                Após consenso vimos que a melhor solução seria ir direto para Saint Jean.


Não poderíamos jamais deixar de comentar um casal excepcional chamado Jean e Pâmela que residem na cidade de Le Blanc, França. Estávamos na feira comprando algumas frutas e procurávamos uma lixeira quando a Pâmela percebeu, e falou com uma expressão de professora, lixo em francês é “déchets.”
  Alguns minutos depois ao sair dali fomos procurar uma padaria ou bar para comprarmos água e por providência divina paramos na frente da casa da Pâmela onde ela sem perguntar quem éramos ou pra onde iria, nos convidou pra entrar em sua casa com as bicicletas, vale comentar que estava chovendo e estávamos muito molhados. Falamos um pro outro que situação estranha, essa senhora nem nos conhece e está nos convidando pra entrar na casa dela! Resolvemos entrar mesmo constrangidos, em um dos cômodos estava seu esposo o Jean que ajudava a colocar as bicicletas pra dentro. Após nos acomodarmos ela nos levou direto para um quarto com 2 camas dizendo que não precisaríamos pagar nada e que poderíamos ficar ali naquele dia.... falamos de novo um pro outro ( como assim? ) conversa vai, conversa vem em poucos minutos já nos sentíamos como amigos de muitos anos, conjecturávamos sobre a humanidade, política, religião e outros temas interessantes. Saímos dali maravilhados e pensando em como Deus tem nos alegrado ao colocar tantas pessoas especiais nessa viagem.
( Jean e Pâmela sabemos que tem nos acompanhado e agradecemos de todo coração a generosidade e hospitalidade ).
 - Como já estamos a três dias percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela, nas próximas postagens falaremos somente do Caminho que tem nos surpreendido a cada momento, não somente pelas belas paisagens mas também das amizades que temos feito pelo Caminho.
ET.      A quantidade de informação é muito grande e como não temos internet todos os dias fica difícil passar  informações atualizadas, estamos passando sempre com atraso de 2, 3, 4 dias.

           Conversando com o nosso mais novo amigo Juan que é Catalão e tem nos acompanhado no Caminho de Santiago há 2 dias nos disse uma frase de um americano que passava temporadas na Espanha Ernest Hemingway :   El hombre no fue hecho para la derrota  >>>   (  O homem não foi feito pra derrota. ) 
      
SALMOS 126:3  Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.



               Durante esses dois meses com certeza esse será o casal mais romântico de toda viagem Jean & Pâmela.
  
    A alegria em nos receber está explícita nas fotos abaixo.




        A despedida... o nó na garganta e o aperto no coração foi grande.

       Vocês se lembram do Jean o belga, o nosso símbolo de superação! Por providência divina ele se assentou ao nosso lado no trem para Saint Jean Piert de Port onde começamos o Caminho Santiago Compostela, as conversas foram muitas, rimos muito, e ficamos conhecendo um pouco da cultura belga. 
  JEAN UM GRANDE ABRAÇO!