Translate This Page

domingo, 21 de agosto de 2011

Enfim a Toscana!

ROTINA NA BIKE
Civitávecchia à Scanzano 20 de Agosto 2011
Enfim estamos na rotina, levantar cedo, por volta das 05:30 h arrumar a bagagem, fazer conferência da rota com mais detalhes, tomar café, checar itens de segurança mais uma vez e então partir, tudo isso leva em média 02:00h é para termos certeza que tudo está certo para a saída sem esquecermos de nada, é uma rotina que nos deixa de bom ânimo, mais um dia, mais uma esperança que se renova, novas paisagens, novas pessoas que farão de certa forma parte de nossas vidas, mesmo que seja por algumas horas, mais um dia de pedal, para as incertezas preparamos alguns planos de contigencia, que caso venha a ocorrer, colocaremos em prática. 
Neste dia entramos na tão falada e comentada Toscana e que por sinal não deixou a desejar, mas antes de chegar estávamos na expectativa de ver alguns lugares já navegados na internet e a euforia estava muito grande, então ao nos aproximarmos da entrada em Toscana estávamos prestes a realizar mais um sonho. Entrando em Toscana a paisagem mudou um pouco, principalmente quando saímos da estrada chamada Aurélia em que vínhamos percorrendo. Chegou um ponto em que o trânsito aumentou e também por orientação do dono de uma padaria fugimos desta via pegando mais o interior onde as paisagens por sinal tornou-se bem melhor devido principalmente termos entrado pela rota agrícola da Itália e lá iniciamos a percorrer todas as paisagens vistas nas revistas e internet, vimos armazenagem de feno, plantações de melancia, uva, por exemplo.
Andando um pouco mais podemos ver um muro bem antigo da época medieval que rodeava parte de uma cidade chamada Manglione na Toscana, uma visão realmente bela, pra se guardar na mente pra toda a vida.  Tudo naquele momento se completava, a paisagem as bicicletas, a contemplação era inevitável, ficamos alguns minutos e não podíamos continuar ali, pois o tempo passa rapidamente quando estamos vivendo momentos especiais, então era preciso ir, mas felizmente a paisagem continuou a nos brindar ininterruptamente, nos deixando extasiados com tanta beleza vista.
Depois disso veio a ralação, começamos a subir e subir cada vez mais, não esperávamos por isso, o jeito era continuar andando em um ritmo mais lento para não sacrificarmos nossos músculos, pois no dia seguinte tínhamos que continuar com a viagem, era preciso preservar, assim fomos subindo devagar até chegarmos enfim em Scanzano depois de subirmos uns 25 km, saímos de 0 de altitude e chegamos a 650m de altitude.





21 de Agosto 2011
      No 3º dia percorremos de Scanzano até Venturina, foram 108km, passamos por dezenas de plantações de girassol, tomate e por falar nisso como eles comem molho e tomate por aqui, pizza dispensa comentários em cada esquina tem uma pizzaria, mas também é importante dizer como as coisas são caras por aqui, por dois motivos:
1º É verão e há turistas do mundo inteiro por aqui, hoje bem de tardizinha estávamos conversando com um paquistanês que está aqui há 08 anos, e nosso “inglês portunholiano” continua funcionando que é uma beleza,  conversamos com várias pessoas de assuntos diversos e assim vamos nos entendendo.    Descobrimos também que existe por aqui o tal do   “ retorno, resto e contorno” que é um percentual que é cobrado fora o valor do que se consome só que esse valor fica acima do que esperamos e sempre ficamos arrepiados qdo pedimos algo pra comer sempre pensando no tal contorno, retorno ou resto.
2º Pelo os carrões e motos que vimos indica que esse país é realmente de 1º mundo, e isso deve explicar o custo de vida alto. Pra se ter idéia paramos pra almoçar em um lugar na estrada uma lanchonete melhoradinha e quando estávamos estacionando nossas bike chegou um Audi A5 que tive que tirar uma foto e ao terminar de tirar a foto estacionou em frente as bikes uma BMW conversível invocada e lá foi eu tirar outra foto não deu tempo nem de guardar a máquina, eu quis tirar a foto do A5 só pra que tenham uma noção dos carros mas se tivesse que tirar foto de todos os carrões e motões que vimos não haveria cartão que caberia, pois foram  inúmeros Porche Carrera, Audis, Volvo, BMW, Alfa Romeu, Ferraris,  e etc...
 A Toscana é linda o cenário de hoje foi a plantação de uva, trilhares de pés de uma bem a nossa frente, muitas, muitas plantações de uva, as fotos falarão por si.          
O sol aqui na Itália é como o verão aí no Brasil, podem ver nas fotos não há uma nuvem sequer e pedalar de manhã até a tarde nesse calor não é mole não, se não fosse nossa raça que ajuda iria ser um pouco mais complicado.... rs . Vimos também centenas de ciclistas pelas estradas uma situação que gostaria de ver acontecendo mais aí no Brasil, principalmente pessoas com mais idade em plena forma. Vimos também uma competição de ciclismo passando por nós e nós saudando os ciclistas  e eles respondendo com um aceno foi uma festa. No lugar onde estamos pra dormir hoje que é Venturina tem uma brasileira casada com um italiano que é nora do dono do hotel e ligaram pra ela falando que tinha brasileiros aqui e ela veio correndo, pra conhecer, e como ao longo do tempo aprendemos que ser simpático é uma arte que todos devem aprender a exercitar, ela acabou nos convidando pra almoçar amanhã e a refeição será feita pelo seu esposo que disse que cozinha muito bem , mas como não  podemos devido ao cronograma  ficará pra uma outra oportunidade.  No mais está tudo bem, apesar do sol escaldante desde o primeiro dia está tudo bem....  
 ( Vencer sem lutar é triunfar sem glória )