Translate This Page

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os Caminhos de Santiago

Antes de mais nada gostaríamos de agradecer as reporteres que fizeram uma reportagem conosco ainda quando estávamos em Roma e ficaram surpresas de nos verem representando a cidade e a empresa em que trabalhamos.

Entrevista consedida para o JORNAL VOLTA CULTURAL, agradecemos pelo o espaço.  



A descoberta do sepulcro do apóstolo Tiago o maior, a princípios do século IX, gerou de imediato uma populosa corrente de peregrinação em direção a este lugar, no qual hoje está a cidade galega de Santiago de Compostela.
Esta afluência acabou por formar, desde os mais diversos pontos da Europa, uma densa rede de itinerários conhecida, no seu conjunto, como o Caminho de Santiago.
Os momentos de maior apogeu da peregrinação produziram-se nos séculos XI, XII e XIII com a concessão de determinadas indulgências espirituais.  No entanto, esta corrente manteve-se, com  maior ou menor intensidade ao longo dos restantes séculos. Desde a segunda metade do século XX, o Caminho de Santiago vive um novo renascer internacional que combina o seu tradicional  acervo espiritual e sociocultural com seu poder de atração turística e como renovado lugar de encontro aberto a todo tipo de pessoas e culturas.
O Caminho de Santiago gerou ao longo dos seus doze séculos de existência uma extraordinária vitalidade espiritual, cultural e social. Devido a sua existência nasceu à primeira rede assistencial da Europa e foram criados mosteiros, catedrais e novos núcleos urbanos.
Pelo encontro entre pessoas de tão diversa procedência que esta rota propiciou, surgiu uma cultura baseada no intercâmbio aberto de idéias e correntes artísticas e sociais, assim como um dinamismo sócio-econômico que favoreceu, sobretudo durante a Idade Média o desenvolvimento de diversas zonas da Europa. A marca do Caminho e dos peregrinos a Compostela é reconhecível numa infinidade de testemunhos públicos e privados em distintas manifestações de arte ou, por exemplo, nos mais de mil livros que nas últimas décadas se ocuparam em todo mundo desta obra e patrimônio cultural europeu.
As vias principais do Caminho de Santiago foram declaradas Primeiro Itinerário Cultural da Europa (1987).
Pelo conselho da Europa Bem Patrimônio da Humanidade pela UNESCO nos seus traçados ao longo da Espanha e França (1993 e 1998).
Prêmio Príncipe de Astúrias de Concórdia 2004, outorgado pela Fundação Príncipe de Astúrias.


( Fonte de pesquisa --->   Junta da Galícia )




       Nesta primeira foto está o nosso amigo que conhecemos no caminho de Santiago chamado Juan, um catalão que se juntou a nós no terceiro dia e daí pra frente formamos uma equipe internacional. Assim ele mesmo falava em momentos de descontração.


       Quando passávamos por mais uma cidade e encontramos esta escultura não teve jeito uma foto era necessária, porque essa escultura foi feita pra nós. Essa máscara é nossa câmera de filmar e tira foto também, faz parte da nossa estrutura jornalística, nos dá maior segurança em trânsito.




    Momentos de grande esforço subindo uma trilha de inclinação bem acentuada, esforço com garantia de contemplação logo a seguir.


     E no amanhecer em mais um dia de pedal enfrentando o frio e nevoeiro nas primeiras horas do dia, mas a seta amarela nos dava a direção certa para alcançarmos nosso objetivo.


    O frio é grande, mas não maior que a nossa vontade e determinação.


    Essa catedral realmente nos chamou muita atenção pelo tamanho, arquitetura e beleza numa equação perfeita para apreciação, e realmente este caminho de Santiago tem nos dado a cada dia muitas surpresas.


    No caminho de Santiago é possível ver várias ruinas, entre elas destacamos esta do século XV do convento de San Antón. Parece que estávamos em uma cena de filme épico, muito bonito.


    Depois de uma subida muito íngrime encontramos esta lilnda paisagem de onde pudemos ver toda região que ainda haveriamos de percorrer.


    E no dia seguinte ainda amanhecendo todos os dias pegávamos a direção da lua que teimava a nos indicar o caminho, e aqui fazemos um paralelo com a história dos três reis magos quando a grande estrela os guiava.


     E agora só faltam 298 km, mais da metade deste caminho percorrido, um descanso para recarregar a bateria é merecido.    


    E aqui um dos albergues em que ficamos, todos juntos em um mesmo ambiente e uma noite inteira de uma infinidade de sons dificultando o sono, dá pra imaginar?


    Escultura de um peregrino e nosso amigo catalão Juan que se juntou a nós e o fizemos trabalhar  tirando algumas fotos para nós,. Falávamos que estávamos a trabalho e ele não acreditava, mas depois de uma semana de convivência já estava falando que brasileiro parece alemão para o trabalho, rs..rs..rs.... Ao lado um holandês chamado Rudolf que nesse momento se juntou por algumas horas, tem mais de 50 anos e com muita disposição para a vida, não só nas pernas.
Detalhe, quando o encontramos e dissemos que eramos brasileiros ele retirou o capacete e por baixo estava uma bandana do Brasil, aí foi uma festa só!!!


     Arquitetura de Gaudi, impressionou pelas formas sempre arredondadas característica marcante


    E próximo a cruz de ferro uma interessante forma de fazer propaganda de um albergue.


   E aqui um ponto marcante do Caminho de Santiago a Cruz de Ferro, muitos peregrino nesse momento fazem pedidos e deixam uma pedra.


     Quando vimos este castelo ficamos abismado pela beleza e preservação, agora sim estávamos mais uma vez diante de um castelo bem representativo e nossas bikes como testemunha.


  E no caminho mais e mais intermináveis plantações de uva, é impossível não prová-las.


     No alto da colina ao lado da igreja assim que encontramos este padre e pedimos para tirar uma foto que gentilmente nos atendeu.


    Esta foi uma das estapas mais difíceis de todo o caminho, pois chegamos nesta altitude com chuva e vento muito forte onde tivemos que pedalar alguns metros com a bicicleta inclinada contra o vento, a ponta dos dedos das mãos estava quase congelando, o corpo todo tremia de frio, achamos que a temperatura estava menos de 5ºC, mais alguns instates parados ali, virariamos picolé, tratamos logo de tirar a foto rapidamente e partir.


     Ainda no mesmo local não poderíamos sair sem tirar mais uma foto, porque entendemos que o sofrimento é passageiro mas a vitória é para sempre. E mais está vitória depois da longa subida da montanha com chuva e vento foi bastante significativa pra nós. Pois também entendemos que não há vitória gloriosa sem sacrifícios.


    Essa estrada romana dificultou um pouco nossa pedalada nesse dia, mas é preciso ter cuidado e manter a postura segura sempre.


   E aqui está a chegada no farol de Finisterra ou Fisterra local onde até o fim da idade média acreditavam ser o fim do mundo. Um local de significativa expressão cultural da humanidade, e considerado por alguns um local místico.


    E aqui está a última seta amarela, vimos milhares de setas pelo caminho e aqui se tem a consciência de que este caminho guarda para cada um que o faz um aprendizado diferente. Esta última seta para nós representa mais uma etapa vencida, mais um desafio conquistado, e vai muito além disso porque por trás dessa seta amarela acumulamos um conhecimento muito grande nas relaçõs humanas. Hoje sabemos na prática que a menor distância entre as pessoas está no sorriso, vocês não compartilham conosco essa verdade?


No km 0 iniciamos um novo caminho na busca incessante do sempre aprender.


Esta frase sintetisa tudo o que pensamos

Dar o melhor de si é mais importante que ser o melhor ( Mike Lermer).
                Imagine se todos fossem o melhor, não haveria o nº 2 ou 3 na escala hierárquica. Todo tem sua importância, se você é o nº 130 que bom você é importante, se é o nº 9 que bom você é importante, o fato é que todos nós temos uma importância na cadeia industrial ou seja lá qual segmento for.
                Nós aqui na Europa estamos dando o melhor de nós e sabemos da importância da nossa presença  pelos lugares que passamos, temos sobre os nossos ombros a incumbência de representar a nossa empresa CSN, a nossa cidade Volta Redonda, estado Rio de Janeiro e o nosso país Brasil.
                É fato, a importância e simpatia que os brasileiros tem com os estrangeiros, não sabíamos que o Brasil estava tão “bem na fita”. Nossa economia está melhor, e por conseqüência o aumento de indústrias, emprego, PIB, grau de escolaridade e etc, surtindo um bom efeito aos olhos dos outros países. Procuramos sempre falar, e mais do que isso, exemplificar com nossas posturas e atitudes do orgulho que temos de ser brasileiros levando sempre um belo sorriso no rosto.
                Existe muita curiosidade em saber como é o Brasil, outrora era visto somente como o país do carnaval e de mulheres bonitas, essa verdade ainda persiste, porém, todos também sabem e admitem a importância do Brasil no cenário mundial e até hoje nos perguntam pelo Lula. É certo que todos vêem informações do nosso querido país por jornais, revistas e canais de TV, só que tiveram a chance de tirar suas curiosidades conosco o que requer muito cuidado nas respostas afinal somos representantes de toda uma nação pelo menos nos lugares por onde passamos.
                Desde que terminamos o Caminho Santiago de Compostela temos como companhia o mais novo amigo da Nova Zelândia o Stuart. Ele tem um jeitão engraçado, meio caladão e às vezes solta uma risadinha contida, e temos trabalhado para que se solte mais, ou seja, um tempero brasileiro e estamos conseguindo deixá-lo mais descontraído e aos poucos esse jeito fechado está diminuindo. Já o Juan outro amigo catalão é falante e engraçado, aliás, o Juan terá um capítulo à parte em nosso blog porque foram muitas histórias de convivência nos 08 dias pelo Caminho.
                Bem, até breve e que o nosso poderoso Deus abençoe a todos.
                (Eu vivo em uma casa muito pequena, mas, as janelas dela estão abertas para um mundo muito grande)   Confúcio.
Gêmeos       



.