Translate This Page

sábado, 10 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO

Para a realização de um projeto desta magnitude não podíamos simplesmente nos aventurar, porque segundo “ Aurélio”: aventura é um empreendimento cujo fim é incerto, e nós não queremos um fim incerto, queremos um fim certo.
Então sair em um país diferente sem conhecê-lo se faz necessário pelo menos do uso de um bom mapa, afim de conhecer o percurso por onde se pode ir, no nosso caso de bicicleta.  É importante dizer que não é autorizado o uso de bicicleta nas rodovias de alta velocidade, então procuramos transitar principalmente em rodovias de menor fluxo para melhorar nossa condição de segurança.
Para que tenhamos sucesso em nossa empreitada entendemos que é fundamental um bom planejamento, onde colocaremos as adversidades, contratempos, imprevistos, condições climáticas e outras dificuldades que por ventura venham acontecer
 Por que planejar?
Porque temos a preocupação de fazer uma viagem prazerosa e dependendo das circunstâncias poderá se tornar uma aventura, ou uma saga, pior ainda poderia se tornar uma grande e dolorosa odisséia e isso nós realmente não pretendemos , então pra isso é preciso planejar.
Para este planejamento foi necessário realizar um estudo profundo e detalhado sobre:
  • estimativa de gastos,
  • nutrição,
  • calendário
  • percurso.
Todos estes tópicos foi preciso um minucioso estudo onde colocamos todas as adversidades, contudo sabemos ainda assim que ainda teremos prováveis desafios a superar.
Nesse planejamento passamos por todas as fazes, planejamento, execução,  análise de possíveis adversidades a serem encontradas, nisso se compreende uma metodologia que aplicamos na nossa atividade de nome PDCA (Plan, Do, Can, Action).
  É importante dizer que só se atinge o planejado quando existe o compromisso de todos os envolvidos, no nosso caso há o compromisso de ambos para que o que o nosso planejamento  seja alcançado.
                 E.T. Agradecemos a todos que nos enviaram palavras de incentivo e a todos que tem acompanhando nossa história pelo Blog, aos que torcem, rezam, oram e pedem a Deus para que tudo dê certo. Não temos como responder a todos por falta de tempo e não são todos os dias que temos acesso a internet.
        Muito obrigado, entendemos que vocês também contribuem para o êxito desse projeto porque cada acesso ao Blog é como se você entrasse em nossa casa para compartilhar momentos tão especiais de nossas vidas.  
             Gêmeos.




    
     Despedindo do Vale de Loire encontramos esta linda casa ornamentada com flores parecendo uma pintura em um quadro, onde retrata fielmente o que nós temos visto aqui na europa, casas floridas, ruas limpas, cidades organizadas, então fizemos questão de tirar uma foto neste lugar  para retratar o que temos visto aqui.



    Aqui estamos trabalhando no planejamento de viajem, pois embora já acertado, é necessário ajustar alguns detalhes do trajeto, assim se faz necessário realizar um novo planejamento ajustando à realidade de viagem rodando assim o (PDCA).



    Depois do planejamento vem a execução. Na execução deste consistiu em pedalar 350km onde foram três dias de chuva e um dia inteiro de vento contra dificultando nossa jornada, nesta foto está em detalhe a roupa de chuva que usamos (blusa impermeável especial para chuva)


     Saímos da cidade na França chamada Tours e pedalamos pelas estradas, com poucos carros e caminhões, conhecendo o interior da França, com suas árvores e incontáveis plantações como companhia.


     Mais estradas pela frente, muita estrada e chuva somente. Afinal estamos aqui para pedalar !



     Encontramos inúmeras plantações de girassóis pelo caminho do gênero Helianthus, desde a Itália, porém somente foi possível postar essa foto porque nesta foto estão começando a acordar, nas outras elas estão muito triste e dormindo.



     Esta senhora francesa simpática a princípio ficou receosa em nos receber em sua casa preparada para hospedagens. Quando chegamos de bicicleta em Chântilion -Sur - Indre, fomos direto para seu Chambre hotel. Perguntamos se tinha internet. Disse que não ali era uma zona rural e eram "démodé". Respondemos tudo bem, por hoje necessitamos somente descansar.   Mais tarde a noite vimos uma ucraniana usando a internet em um computador, (olhamos um para o outro e bastou pra entender o por quê?) No dia seguinte no café da manhã ela preparou o café para nós, pois iríamos sair bem cedo e ficou para observar. Começamos delicadamente iniciar um papo, fomos conversando quebrando preconceitos, sorrindo a todo momento, deixando entender que éramos pessoas dignas de estamos em sua residência, passando informações que o Brasil tem pessoas interessadas no que acontece em todo mundo e depois de uma hora de papo, ela se rendeu. Aí foi só descontração. No início ficamos aborrecidos e consternados com a atitude de não liberar a internet para nós, mas depois relaxamos e fizemos ela entender que todos somos iguais, independente da raça, credo e pensamento político. Entendemos que este projeto está indo muito além do que esperávamos, pois temos também que transformar, mudar a forma com que as pessoas vêem outros povos distantes. Entendemos que aos poucos para algumas pessoas estamos tentando mudar a forma de pensar, não estamos mudando as pessoas, mas apenas mostrando outro lado que talvez elas não tenham pensado.



    Mais um dia de chuva e pra nós apenas seguindo a rotina de estrada e chuva. Neste momento pedimos a uma pessoa que estava fazendo a verificação se as sementes estavam germinando para tirar a nossa foto.



    Mais uma cidade que passamos pelo interior da França, observamos com muita estranheza a falta de pessoas nas pequenas cidades do interior da França. Passamos por várias cidades e por mais esquisito e inacreditável que possa parecer, atravessávamos cidades e mais cidades, menor que o bairro do Retiro ( para as pessoas que moram em Volta Redonda- Rio de Janeiro) e não encontrávamos ninguém para nos passar informação se estávamos no caminho certo ou não. Incrível mas pura verdade. Se alguém um dia me falasse que passou em uma única cidade e não encontrou ninguém eu não acreditaria.
 

    E após mais um dia inteiro pedalando paramos em Usson du Poiton, este local da placa ainda fica a 4 quilômetros de onde ficamos, um lugar simples de gente do interior. E nós como sempre mais uma vez tivemos de explicar falar logo de início de conversa que éramos atletas brasileiros patrocinados pela empresa onde trabalhamos e prefeitura para conseguir um local para ficar.



     Pedalando pelo interior da França em mais um dia com chuva e céu carregado com núvens cheias, porém bom ânimo e determinação.



     Mais uma pequena cidade da França que certamente não aparece em nenhuma revista ou reportagem de turismo, mas guarda imagens especiais para quem passa por aqui.



    Continuamos sempre seguindo pela rota de cidades pequenas para desfrutar da verdadeira França. Neste dia ficamos nesse distrito, depois de pedalarmos mais de 90 km no dia.



     Agora na manhã seguinte após uma boa noite dormida, tivemos o prazer de tomar um belo café da manhã oferecido por este lindo casal. Inicialmente conversamos somente com o senhor sempre demostrando muita simpatia, de forma muito alegre e motivados por estar realizando um sonho e desta forma contagiando as pessoas com quem nos relacionamos, posteriormente veio sua senhora nos servindo o café da manhã e foi um momento inesquecível, pois deixaram a seriedade natural do francês de lado e acabaram rendendo a naturalidade, então eis aqui a foto da simpática senhora e seu marido abaixo.  " Viva Lá France".






     
    Quando estamos pedalando na estrada e encontramos um ciclista do outro lado comentamos estamos mais seguros, pois os motoristas aqui estão acostumados com ciclistas na estrada. Aqui um exemplo claro que o ciclismo está muito vivo também na França, e não poderia ser diferente dada a paixão do ciclismo neste país, assim como nós vimos na Itália também.  O mais interessante é que a maioria das pessoas que vimos pedalando são pessoas acima de 45 anos de idade, isso nos impressionou muito e fez rever alguns conceitos que tínhamos a parar com a bike após os 50 anos.

   Próximo texto explicação sobre essa estação de trem em Cognac.


No próximo texto uma bela história de perseverança, obstinação e vitórias do nosso amigo belga o Jean.



    Enfim após uma jornada da tarde inteira dentro de um trem chegamos neste lugar que será o início de uma nova e eletrizante jornada.   Caminho de Compostela, muito comentada no mundo inteiro, e aqui vamos nós para uma jornada de 800 km!