Translate This Page

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Despedindo do Vale do Loire rumo à Espanha




      Bonjour!  Dentro do nosso planejamento esperamos daqui a 6 dias entrar na Espanha  pelo caminho de Santiago da Compostela, e até aqui apesar das belas paisagens, cenários de cinema, castelos de contos de fada, muitos foram os desafios vencidos, foram dias intermináveis de sol e no Vale do Loire o clima esfriou, pegamos sol e no mesmo dia chuva  contribuindo ainda mais para a queda da temperatura, mas nada disso nos tira da meta, entendemos que para chegar ao topo de uma montanha é preciso esforço.                                          
Como os italianos, os franceses tem um profundo respeito aos ciclistas e percebemos que esse cuidado se deve ao fato de que a maioria dos motoristas também são ciclistas.  Nas viagens passamos por várias ciclovias, um aprendizado que jamais esqueceremos, a cultura, o cuidado com a natureza e o com o ser humano, a preocupação nos detalhes de deixar as cidades e até mesmo os vilarejos todos floridos é uma atração ímpar.
Muito se fala em países de 1º mundo aí no Brasil, mas pelo que estamos vendo por aqui o Brasil está no rumo certo e nós chegaremos lá, e será breve.
Em algumas cidades tivemos a grata surpresa de presenciar  organização, higienização, limpeza, aplicação da auto-diciplina, em tamanho família, vimos funcionários limpando as ruas com um soprador gigante tirando as folhas da calçada, caminhões que aspiram as sujeiras das ruas durante a madrugada, o que tornam essas cidades além de ter uma importância cultural, também nos apresentam um bom exemplo.  

E.T.:  Nos próximos dias estaremos descendo para Espanha.  ( Revoir !!!)






Vista do lado de dentro do Château de Chambord uma bela vista sem dúvida.



    Aqui também no Vale do Loire é comum encontrar cicloturistas viajando pela Europa, estes são o Hiago e a Tatiana são espanhois,  iniciaram sua jornada na cidade de Orleans já na região, continuamos fazendo amizades pelo caminho e que a jornada deles também seja muito proveitosa.



    Pelo caminho para o Château deVillandry encontramos esta bela lanchonete, locais interessantes e pitorescos com seu charme é fácil de ver a todo momento, basta ficar atento o que acontece a sua volta e logo encontrará algo de especial que desperta atenção.






     Eu não disse, olha aí mais um local especial visto no caminho para cidade de Blois, estávamos na estrada concentrado no pedal e eis que surge esta arte quase nos pegando de surpresa.


    Estes são nossos amigos do dia John e Susan canadenses que encontramos na entrada de um dos château mais importantes do mundo, conversamos um pouco sobre nossas experiências ciclisticas e ficaram encantados com a nossa disposição e determinação desta viagem.  Um grande abraço ao John e Susan



    No interior do château de Chambord, o requinte e artes estão sempre encantando a todos que passam por  ali. Ao circular até agora 180km pelo Loire estamos com bermudas de ciclistas abaixo das bermudas sociais devido as visitas aos castelos.


   E este é o castelo de Chenonceau fica no rio Cher começou a ser construído ainda no século XVI foi morada entre outras rainhas Catarina de Médicis.



    Este é a vista da parte da frente do Château de Chambord na nossa opinião é o mais bonito e expressivo castelo do Vale do Loire, não poderíamos passar por aqui sem conhecê-lo, é imenso tanto sua entrada quanto, seu jardim e parque que o rodeia.



    Percorrendo o Vale do Loire já à beira do Rio Loire começamos a encontrar "Caves" (buracos feitos em rocha onde acondicionam vinhos) e logo no primeiro paramos para colocar a roupa especial para chuva, então o Sr. Ive começou a nos dizer em francês que logo a chuva passaria, não acreditamos continuamos a nos vestir, aí com aquele jeitinho simpático dos brasileiros começamos a nos comunicar, e logo o senhor se rendeu a nossa simpatia e nos convidou para degustar um vinho da Cave, ficamos mais alguns minutos por ali e quando resolvemos sair a chuva já tinha passado, então o Sr. falou alto em seu francês carregado "eu não disse que a chuva iria passar"!  Daí só nos restou retirar a roupa de chuva e prosseguir, porém aqueles poucos minutos ali nos fez conhecer uma parte da frança que guarda um povo simples e muito simpático.



   Taí o charme do Vale do Rio do Loire veleiros que podem ser alugados para passeios, mas pra nós a melhor paisagem se dá em cima da bike percorrendo grande parte do rio na estrada a sua margem.

    
Château de Villandry uns dos mais modernos da região que tem um impressionante jardim, nos faz memso lembrar dos filmes épicos de grandes produções.

 
    Percorrendo o caminho do Vale do Loire encontramos essa entrada logo a seguir nos deparamos com este túnel verde nos lembrandode um túnel  parecido percorrido no ano passado no Rio Grande do Sul.